Monitoria Escolar: um meio à intervenção do jovem na comunidade (um sub-projeto do Projeto Recriando o espaço sócio-educativo do bairro de Messejana)
Público Alvo: Adolescentes que estudam no Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil
Instituição Promotora: Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil
O QUE É MONITORIA?
A monitoria é uma opção à participação voluntária e consciente de jovens adolescentes na vida comunitária, um espaço formativo que estimula interesses pela docência, pela prestação de serviços.
A proposta da monitoria escolar além de ser uma opção à participação voluntária e consciente dos adolescentes na vida comunitária, é também uma atividade formativa de ensino que dentre seus objetivos, pretende contribuir para o desenvolvimento da competência pedagógica dos jovens nela envolvidos, possibilitando-os a iniciação à docência.
A monitoria é ainda compreendida como uma atividade de apóio discente ao processo de ensino-aprendizagem, em que o aprender torna-se o centro deste processo, e o ensinar se configura meio para tal. Ensinar e aprender duas ações, faces de uma mesma moeda voltadas às características dos seres que as desenvolvem.
OBJETIVO
Contribuir para o desenvolvimento do protagonismo juvenil como instância educativa da participação de adolescentes, por adesão voluntária, em ações de prestação de serviços educacionais à comunidade do bairro de Messejana, direcionadas à crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, visando o desenvolvimento de sua autonomia, da responsabilidade social, da solidariedade e do respeito às diferenças dos indivíduos.
METAS
Seleção de dez (10) jovens adolescentes, voluntários, inscritos, para assumirem a monitoria durante um ano letivo como voluntários;
Capacitação de 10 jovens adolescentes selecionados para a monitoria, a partir de um curso inicial de dez h/a desenvolvido por pedagogos;
Seleção de cinqüenta (50) crianças regularmente matriculadas em escolas da rede pública e privada do bairro de Messejana, que cursam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para receberem orientações de estudo pela ação da monitoria;
METODOLOGIA
A linha metodológica prevista na ação.
pedagógica do projeto de monitoria prioriza a relação dialogal no processo, favorecendo a comunicação entre os pais, o respeito às diferenças e as pessoas.
A participação é outro ingrediente importante a ser empregado no trabalho de monitoria, considerando que cada sujeito que participa do projeto é o autor de seu projeto de construção pessoal e social.
Uma ação sistemática, contínua, integrada será um importante meio à formação, priorizando o estabelecimento de relações – todo/ partes e vice-versa, pois, a fragmentação, a visão parcelarizada favorece a formação de uma consciência ingênua e a crítica.
GESTÃO E COORDENAÇÃO DO PROJETO
Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil
Responsável: Frei Francisco de Paulo Pereira da Silva
“Sem esse espaço de descoberta e experimentação social, a transição do adolescente para o mundo adulto se faz sem práticas e vivências fundamentais para o desenvolvimento da sua consciência ética e do seu compromisso cidadão.”
(Margarida Serrão e Ma. Clarice Baleeiro)