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Segunda, 05 Fevereiro 2018 21:14

Professores

Escrito por

paginaEmConstrucao

 

 

Segunda, 29 Janeiro 2018 14:02

Educação Infantil

Escrito por

O Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil, semeia em 2015 mais uma nova semente no solo da Educação, implantando o nível de Educação Infantil com as turmas de Infantil III, IV e V, atendendo as crianças de 03 a 05 anos.

 

Inspirada na Pedagogia Franciscana, o amor impulsiona e orienta nova ação educativa, trabalhando a criança como um ser que se relaciona consigo mesmo, com seus semelhantes com a natureza e com Deus.
Nossa prática educativa norteia-se pelas brincadeiras e as interações vivenciadas no cotidiano com as crianças nos diversos espaços e tempos a elas oferecidas, estimando-as e respeitando-as nos seus estágios e fases do desenvolvimento infantil, considerando as crianças como ser de direitos, deveres e centro do processo educativo.

 

Organizamos nossas atividades vivenciando com imaginação,criatividade, experiências desafiadoras na descoberta de saberes, cores, som e aromas desenvolvidas nos nossos espaços ilustrados nessas imagens:

EducacaoInfantil02

 

EducacaoInfantil03

 

 

Segunda, 29 Janeiro 2018 13:59

Quadro de Professores

Escrito por
 Alisson Filosofia

 Alisson Araújo Alves
 Disciplina: Sociologia, Filosofia e Formação Humana
 Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

 

 Ana Paula

 Ana Paula
 Disciplina: 
 4º Ano Ensino Fundamental

 

Camila Lingua Inglesa

 Camila da Silva Sobrinho
 Disciplina: Inglês
 Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio

 

Carllos Matematica

Carlos Alberto Souza Ribeiro
Disciplina: Matemáica
Ensino Fundamental 2

 

Doralice Artes

Doralice Lacerda de Araújo Filha
Disciplina: Artes
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

 

Eduardo Historia

Eduardo jansen dos Santos Caldas
Disciplina: História
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

 

Edvaldo Geografia

Edvaldo Vieira da Silva Arruda
Disciplina: Geografia
Ensino Fundamental 2

 

Edilena

Francisca Edilene do Nascimento Vieria
Disciplina: Polivalente
1º Ano Ensino Fundamental

 

Reinaldo Biologia

Francisco Reinaldo de Sousa da Silva
Disciplina: Biologia
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

 

Welton Ciencias e Quimica

Francisco Welton de Oliveira Amarante
Disciplina: Química e Ciências
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

 

Wagner Matematica

José Wagner Andrade araújo Filho
Disciplina: Matemáica
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

 

Josileuda Infantil V

Josileuda da Silva Lima
Disciplina: Infantil 5
Polivalente

 

Kleber Portugues

Kleber Guedes Feliciano

Disciplina: Lingua Portuguesa, Gramática e Produção Textual
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

 

 

Lívia Acácia Uchoa
Disciplina: Lingua Portuguesa e Literatura
Ensino Médio

 

Lidia Lingua Portuguesa

Lídia de Freitas Maciel Sena
Disciplina: Lingua Portuguesa, Gramática e Produção Textual
Fundamental 2

 

Marcelo Ed. Fisica

Marcelo do Nascimento Alves
Disciplina: Educação Física
Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, 2 e Ensino Médio

 

Priscila Infantil I e II

Pricila Abreu de Freitas Teles
Disciplina: Polivalente
Infantil 3

 

Raphael Fisica

Raphael Pereira Vieira
Disciplina: Física
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

 

Rosangela Lima

Rosângela Oliveira da Silva
Disciplina: Polivalente
Ensino Fudamental 3

 

Ticiana Lingua Espanhola

Ticiana Lourena Lima do Nascimento
Disciplina: Espanhol
Fudamental 2 e Ensino Médio

 

Walter Geografia

Walter Lopes de Moraes Júnior
Disciplina: Geografia
Ensino Médio
Segunda, 29 Janeiro 2018 13:58

Esportes

Escrito por

Educação Física

O Colégio Seráfico busca uma interação contínua das idéias aqui citadas para desenvolver nos seus educando um espírito esportivo e educativo.

A Educação Física é uma disciplina obrigatória, que tem aulas práticas e teóricas, orientadas por processos didáticos pedagógicos, com a finalidade de proporcionar o prazer da atividade física e o desenvolvimento de suas habilidades.

É através dos jogos e das brincadeiras que trabalhamos a disciplina, o respeito, a cooperação mútua, que são valores essenciais no desenvolvimento de sua vida. Busca-se também a ampliação dos conhecimentos sobre esportes, jogos, brincadeiras e sobre o corpo.

Segundo Piaget (1998) Acredita que os jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos.

Vygotsk (1989:109) Ainda afirma que “é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos”.

Concluí-se que a Educação Física Escolar é importante para a formação do cidadão, e para a prática esportiva o que contribui para uma vida mais saudável, e consequentemente, mais ativa e produtiva.

Segunda, 29 Janeiro 2018 13:56

Educação Religiosa

Escrito por
nosso idealO Ensino Religioso, um valor que marca nossas vidas

 

Este novo tempo sugere que os valores universais da justiça, da paz e da comunhão entre os povos sejam a base do ensino religioso. Hoje urge com mais emergência valorizar o homem e não a religião do homem, portanto, a educação religiosa deve transcender qualquer forma de proselitismo.

O Colégio Seráfico inspirado nos valores evangélicos e na espiritualidade de São Francisco não perdeu seu valor nem tampouco sua expressão e ainda precisa ser trabalhado e vivenciado pelos educadores que assumem o papel da educação religiosa; contudo, é importante lembrar que não existe um credo que seja capaz de responder às necessidades culturais dos diversos povos existentes. Já os valores universais estão acima de qualquer credo, valem para qualquer religião e mesmo que não cumpridos nas variedades culturais é nosso dever formar pessoas que respeitem e lutem para que esses valores sejam respeitados.

Evidente que esta não é uma obrigação unicamente da escola. A família, as Igrejas e a sociedade como um todo devem empenhar-se nesse sentido, não resta dúvida. Porém, a escola, que é um dos principais mecanismos de formação, não deve eximir-se dessa responsabilidade. É tarefa nossa transmitir aos nossos filhos e alunos, como expressão do nosso compromisso na luta pela vida, justiça e paz que se expressa no mais íntimo dos nossos corações.

O Ensino Religioso, diferente da grande maioria das outras disciplinas, abre-nos um amplo horizonte e nos permite trabalhar todas essas dimensões sem que contudo seja necessário ensinar nem tampouco aprofundar uma doutrina específica. O seu conteúdo trabalha a vida e na vida deve reter seus ideais e seus objetivos mais concretos. Esse é o nosso grande desafio como educadores de Ensino Religioso: "Procurar ensinar no sentido da vida sem que seja necessário ensinar sobre religião".

Quanto à metodologia da educação religiosa, ela se faz a partir da vida, mediante o contexto histórico no qual o estudante está inserido, levando em consideração toda a experiência que este já vivencia, acolhendo os valores que ele já traz consigo. E esse é o desafio: Ajudar e direcionar os alunos para que obtenham êxito e respeitem com autenticidade a vida.

Não se trata apenas de mera transmissão de normas de conduta. Na realidade, pretende-se proporcionar, na educação escolar, oportunidade para que o educando descubra o sentido mais profundo da existência; encontre caminhos e objetivos adequados para sua formação e realização, e valores que lhe norteiem o sentido pleno da própria vida. Assim, conferindo-lhe especial dignidade como ser humano e respeito por si mesmo, pelos outros e pela natureza.

Trata-se de oferecer ao educando a possibilidade de perceber a transcendência da sua existência e de como isso confere nova dimensão ao seu ser, nele imprimindo uma marca diferenciada para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na solidariedade, na defesa e na promoção integral da vida e da natureza.

Bibliografia:

1. STEIL, Carlos Alberto. Revista de Ensino Religioso – Diálogo, n. 3, p. 52-57, agosto de 1996.
2. Ferreira, Paula, DAFLON, Rogério. Mudança de Hábito. Revista Época, Rio de Janeiro, n. 104, p. 58-59, maio de 2000.

 

Segunda, 29 Janeiro 2018 13:56

Ensino Médio

Escrito por

banner ensino medio 

 Coordenadora: Anísia Marinho 


“ Há na terra um grande trabalho a realizar. É tarefa para seres fortes, para corações corajosos”
( Érico Veríssimo)

Voltado para uma formação humana continua, que valorize o “ser” enquanto elemento transformador ativo da sociedade em que está inserido, o Ensino Médio do colégio seráfico Nossa Senhora do Brasil, conta com uma carga horária de 25 horas/aulas semanais, onde busca desenvolver os conhecimentos lógicos de seus educandos, através das disciplinas de Física e Matemática, suas habilidades lingüísticas nas matérias de Inglês, Espanhol, Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual, além da prática experimental em Química e nas Ciências Biológicas; o seu conhecimento de mundo no estudo da História e da Geografia, suas habilidades físicas através da prática desportiva na disciplina de Educação Física, e, finalmente, sua formação pessoal e humana no estudo da Sociologia e da Filosofia.

Um crescimento continuo e orientado, onde a valorização do educando é buscada integralmente na formação do seu “eu’ físico, intelectual e humano, é o que buscamos na nossa pratica educativa diária.

O Ensino Médio, não objetiva simplesmente preparar o aluno para o ingresso à Universidade, mas prepara-lo para a vida adulta, sendo ele responsável por si e pelo planeta que habita.

Inspirado ainda, no modo Franciscano de educar, procura focalizar a formação espiritual e moral de nossos jovens e assim contribuir para o seu crescimento humanístico.

 

Segunda, 29 Janeiro 2018 13:54

Ensino Fundamental II

Escrito por

banner ensino fundamental 2 

Coordenadora:

O Ensino Fundamental parte da Educação Básica , está inserido na proposta de trabalho do Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil, é através do conteúdo das diferentes áreas de ensino que procuramos desenvolver nos alunos as capacidades intelectuais, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica, para que possam compreender e participar ativamente da vida social.

 

Durante o processo estabelecemos condições para que os alunos vá adquirindo de forma sistemática os conteúdos escolares ,através de uma ação pedagógica que não esteja restrita somente ao conteúdo, nem aos elementos que o aluno apresenta espontaneamente.

 

Planejamos dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seu instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na forma de pensamento que permitam a ele expressar e comunicar suas idéias, usufruir das produções culturais interpretando e transformando o mundo que o rodeia.

 

Optamos por uma ação pedagógica no Ensino Fundamental, que possibilite à construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais do aluno com o objeto de conhecimento.

 

É imprescindível, nesse processo, valorizar o aprender contínuo entre aluno-aluno e aluno-professor uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito, a consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

 

Segunda, 29 Janeiro 2018 13:47

Ensino Fundamental I

Escrito por

banner ensino fundamental 

Coordenadora:

O Ensino Fundamental parte da Educação Básica , está inserido na proposta de trabalho do Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil, é através do conteúdo das diferentes áreas de ensino que procuramos desenvolver nos alunos as capacidades intelectuais, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica, para que possam compreender e participar ativamente da vida social.

Durante o processo estabelecemos condições para que os alunos vá adquirindo de forma sistemática os conteúdos escolares ,através de uma ação pedagógica que não esteja restrita somente ao conteúdo, nem aos elementos que o aluno apresenta espontaneamente.

Planejamos dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seu instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na forma de pensamento que permitam a ele expressar e comunicar suas idéias, usufruir das produções culturais interpretando e transformando o mundo que o rodeia.

Optamos por uma ação pedagógica no Ensino Fundamental, que possibilite à construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais do aluno com o objeto de conhecimento.

É imprescindível, nesse processo, valorizar o aprender contínuo entre aluno-aluno e aluno-professor uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito, a consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

 

Segunda, 29 Janeiro 2018 13:45

Responsabilidade Social

Escrito por

RECRIANDO O ESPAÇO SÓCIO EDUCATIVO DO BAIRRO DE MESSEJANA
Um projeto de intervenção e responsabilidade social do Colégio Seráfico.

 

 

RAZÕES QUE JUSTIFICAM O PROJETO

 

Messejana é um bairro de Fortaleza populoso com quarenta e cinco mil habitantes, com acentuado crescimento urbano que não dispõe de condições de infra-estrutura básica de saneamento, cultura e lazer à sua população.
Nele predominam atividades comerciais que se refletem em áreas diversas do bairro, parte destas se concentram no centro caracterizado pela Igreja Matriz (católica).
Mesmo a despeito deste crescimento, muitas são suas necessidades e demandas sociais que se fazem necessárias frente aos anseios populacionais.

 

 

BASE DE APOIO TEÓRICO DO PROJETO

 

A cidade é um amálgama de riquezas em que acontecem uma variedade de atuações e experiências que integram a vida das pessoas e que as constituem como tais. Ela congrega não só agentes, mas ela própria é um agente educativo.
É a partir da concepção de cidade/bairro como um espaço educativo que este projeto se apóia e nele dois aspectos se destacam: um, na própria concepção de cidade; outro, a necessidade de articulação dos diferentes agentes educativos para a promoção de um projeto coletivo de vivência apoiado em valores como da igualdade e solidariedade.
Outro importante elemento de apóio à base de fundamentação do projeto é a pedagogia franciscana, nela reside a visão de um todo articulado em que a formação
humana
buscada orienta-se para um ser de argumentação crítica, participativo e a construção de um mundo democrático, apoiados em princípios franciscanos/cristãos.

 

 

O QUE SE PRETENDE COM O PROJETO

 

Fomentar a criação de espaços sócio-educativos coletivos no Bairro de Messejana, em Fortaleza, que promovam cultura, lazer, esporte, atividades ocupacionais e preservacionistas, bem como informações às crianças, aos jovens e adultos, proporcionando-lhes bem estar físico, psicológico e mental, assim como a satisfação de seus interesses, o aprendizado da convivência coletiva, mediante os valores da liberdade e da solidariedade.

 

 

NOSSAS METAS

 

· Construção de um Centro poliesportivo sócio-cultural, no espaço de dois anos, mediante campanhas de apoio financeiro e material;
· Busca de um número significativo de pessoas voluntárias, para apóio às atividades do projeto, nas áreas da educação, cultura, esporte, lazer e ocupacional;
· Organização de sub-projetos de ações relacionadas às áreas de cultura, esporte, lazer, educação, formação para o trabalho e de prestação de serviços à comunidade;
· Criação de uma rede de informação on-line para divulgação das ações do projeto, intercâmbio de idéias e parcerias;
· Procura de parcerias junto a empresários, políticos e instituições públicas e privadas no âmbito local.

 

 

O QUE DISPOMOS

 

Ampla área física arborizada, construída em local aprazível, tendo ao fundo a Lagoa de Messejana com seu belo espelho d\'água que se constitui num espaço sócio-educativo.
Instalações do Colégio Seráfico no turno da tarde com equipamentos básicos necessários ao apóio de atividades relativas ao projeto.

 

 

NOSSO IMPERATIVO

 

O imperativo que nos move na perspectiva da responsabilidade social e da identidad
e comunitária a partir da educação, é fazer gerar mecanismos que desenvolvam rotinas e espaços de colaboração entre público e privado, em muitos âmbitos de atuação, sem que isso implique na diluição das responsabilidades, mas a delimitação destas, constituindo espaços de cidadania numa cidade-educadora.

 

 

INFORMAÇÕES:
Fones - (85) 3274-2112 / 3276-6845(fax)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


ADMINISTRAÇÃO GERAL DO PROJETO
Frades Capuchinhos de Fortaleza
(Messejana)

 


ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PROJETO
Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil

 

Segunda, 29 Janeiro 2018 13:42

Monitoria Escolar

Escrito por

Monitoria Escolar: um meio à intervenção do jovem na comunidade (um sub-projeto do Projeto Recriando o espaço sócio-educativo do bairro de Messejana)\r\n

Público Alvo: Adolescentes que estudam no Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil

 

Instituição Promotora: Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil

 

 

O QUE É MONITORIA?

 

A monitoria é uma opção à participação voluntária e consciente de jovens adolescentes na vida comunitária, um espaço formativo que estimula interesses pela docência, pela prestação de serviços.

 

A proposta da monitoria escolar além de ser uma opção à participação voluntária e consciente dos adolescentes na vida comunitária, é também uma atividade formativa de ensino que dentre seus objetivos, pretende contribuir para o desenvolvimento da competência pedagógica dos jovens nela envolvidos, possibilitando-os a iniciação à docência.

 

A monitoria é ainda compreendida como uma atividade de apóio discente ao processo de ensino-aprendizagem, em que o aprender torna-se o centro deste processo, e o ensinar se configura meio para tal. Ensinar e aprender duas ações, faces de uma mesma moeda voltadas às características dos seres que as desenvolvem.

 

OBJETIVO

 

Contribuir para o desenvolvimento do protagonismo juvenil como instância educativa da participação de adolescentes, por adesão voluntária, em ações de prestação de serviços educacionais à comunidade do bairro de Messejana, direcionadas à crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, visando o desenvolvimento de sua autonomia, da responsabilidade social, da solidariedade e do respeito às diferenças dos indivíduos.

 

METAS

 

Seleção de dez (10) jovens adolescentes, voluntários, inscritos, para assumirem a monitoria durante um ano letivo como voluntários;

 

Capacitação de 10 jovens adolescentes selecionados para a monitoria, a partir de um curso inicial de dez h/a desenvolvido por pedagogos;

 

Seleção de cinqüenta (50) crianças regularmente matriculadas em escolas da rede pública e privada do bairro de Messejana, que cursam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para receberem orientações de estudo pela ação da monitoria;

 

METODOLOGIA

 

A linha metodológica prevista na ação.

 

pedagógica do projeto de monitoria prioriza a relação dialogal no processo, favorecendo a comunicação entre os pais, o respeito às diferenças e as pessoas.

 

A participação é outro ingrediente importante a ser empregado no trabalho de monitoria, considerando que cada sujeito que participa do projeto é o autor de seu projeto de construção pessoal e social.

 

Uma ação sistemática, contínua, integrada será um importante meio à formação, priorizando o estabelecimento de relações – todo/ partes e vice-versa, pois, a fragmentação, a visão parcelarizada favorece a formação de uma consciência ingênua e a crítica.

 

GESTÃO E COORDENAÇÃO DO PROJETO

Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil

Responsável: Frei Francisco de Paulo Pereira da Silva

 

“Sem esse espaço de descoberta e experimentação social, a transição do adolescente para o mundo adulto se faz sem práticas e vivências fundamentais para o desenvolvimento da sua consciência ética e do seu compromisso cidadão.”
(Margarida Serrão e Ma. Clarice Baleeiro)

 

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