S5 Corporate Response - шаблон joomla Книги
Quinta, 07 Janeiro 2016 19:28

Monitoria Escolar

(0 votos)

Monitoria Escolar: um meio à intervenção do jovem na comunidade (um sub-projeto do Projeto Recriando o espaço sócio-educativo do bairro de Messejana)

Público Alvo: Adolescentes que estudam no Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil

Instituição Promotora: Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil

O QUE É MONITORIA?

A monitoria é uma opção à participação voluntária e consciente de jovens adolescentes na vida comunitária, um espaço formativo que estimula interesses pela docência, pela prestação de serviços.

A proposta da monitoria escolar além de ser uma opção à participação voluntária e consciente dos adolescentes na vida comunitária, é também uma atividade formativa de ensino que dentre seus objetivos, pretende contribuir para o desenvolvimento da competência pedagógica dos jovens nela envolvidos, possibilitando-os a iniciação à docência.

A monitoria é ainda compreendida como uma atividade de apóio discente ao processo de ensino-aprendizagem, em que o aprender torna-se o centro deste processo, e o ensinar se configura meio para tal. Ensinar e aprender duas ações, faces de uma mesma moeda voltadas às características dos seres que as desenvolvem.

OBJETIVO

Contribuir para o desenvolvimento do protagonismo juvenil como instância educativa da participação de adolescentes, por adesão voluntária, em ações de prestação de serviços educacionais à comunidade do bairro de Messejana, direcionadas à crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, visando o desenvolvimento de sua autonomia, da responsabilidade social, da solidariedade e do respeito às diferenças dos indivíduos.

METAS

Seleção de dez (10) jovens adolescentes, voluntários, inscritos, para assumirem a monitoria durante um ano letivo como voluntários;

Capacitação de 10 jovens adolescentes selecionados para a monitoria, a partir de um curso inicial de dez h/a desenvolvido por pedagogos;

Seleção de cinqüenta (50) crianças regularmente matriculadas em escolas da rede pública e privada do bairro de Messejana, que cursam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para receberem orientações de estudo pela ação da monitoria;

A linha metodológica prevista na ação.

pedagógica do projeto de monitoria prioriza a relação dialogal no processo, favorecendo a comunicação entre os pais, o respeito às diferenças e as pessoas.

A participação é outro ingrediente importante a ser empregado no trabalho de monitoria, considerando que cada sujeito que participa do projeto é o autor de seu projeto de construção pessoal e social.

Uma ação sistemática, contínua, integrada será um importante meio à formação, priorizando o estabelecimento de relações – todo/ partes e vice-versa, pois, a fragmentação, a visão parcelarizada favorece a formação de uma consciência ingênua e a crítica.

GESTÃO E COORDENAÇÃO DO PROJETO

Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil

Responsável: Frei Francisco de Paulo Pereira da Silva

“Sem esse espaço de descoberta e experimentação social, a transição do adolescente para o mundo adulto se faz sem práticas e vivências fundamentais para o desenvolvimento da sua consciência ética e do seu compromisso cidadão.”
(Margarida Serrão e Ma. Clarice Baleeiro)

Lido 90961 vezes Última modificação em Terça, 01 Março 2016 00:25

Junho 2017