Laboratórios

Laboratório de Informática

O Colégio Seráfico possui um laboratório de informática, com computadores conectados a Internet, que se tornou mais um ambiente de aprendizagem.

No Ensino Fundamental I trabalhamos com projetos didáticos que tem como objetivo maior: o trabalho em equipe e instrumentalização educacional com o uso de softwares educativos,proporcionando o aluno, autonomia e condições de enfrentar com tranqüilidade novos desafios e tarefas solicitadas pelo professor.

Já no fundamental II orientamos o aluno na perspectiva de uma maior assimilação dos conteúdos vistos em sala de aula, através de pesquisas virtuais e softwares que são instrumentos do saber assimilados pelo aluno, já que o professor orientador, tem respaldo de conteúdo disciplinar para suscitar questionamentos e grandes reflexões.

Nosso trabalho é voltado para a Informática Educativa visando o computador como ferramenta pedagógica para a aprendizagem.

\r\n

Laboratório de Ciências

Investigações Abertas, Resolução de Problemas Práticos, Ensino-aprendizagem de Ciências.

O Colégio Seráfico vem desenvolvendo em sua metodologia de ensino uma proposta com o intuito de complementar a formação acadêmica de seus alunos. O laboratório é, numa escola, a unidade significativa responsável pela constante interação teoria – prática, no aprendizado das Ciências. Sendo uma extensão da sala de aula, colocando em prática os ensinamentos teóricos. É objetivo do professor que o aluno aprenda ou adquira uma apreciação sobre o método científico e a natureza da ciência.

Fazer ciência significa descobrir fatos e leis pela aplicação de um método experimental indutivo, e fazer invenções. ‘‘A motivação para a atividade experimental dos cientistas é verificar se suas próprias idéias estão corretas. ’’

A observação e a experimentação são essenciais à ciência e fornecem dados puros, verdadeiros e objetivos, e por isso confiável, em vista de sua dependência de quaisquer idéias teóricas do observador.